NL


"V1RN" INFORMAÇÃO COM IMPARCIALIDADE E CREDIBILIDADE 

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Creatina mostra resultados promissores no tratamento da d3pressão, aponta estudo

 

🚨 Será que é verdade? Pesquisadores do Reino Unido descobriram que a creatina, conhecida por seu uso no ganho de massa muscular, pode ser eficaz no tratamento da depressão, principalmente quando aliada à terapia cognitivo-comportamental (TCC).


Um estudo recente, publicado na edição de janeiro da revista European Psychopharmacology, revela que uma dose diária de creatina ajudou pacientes com depressão grave, em tratamento psicoterápico, a reduzir significativamente os sintomas. A pesquisa incluiu 100 voluntários, com idade média de 30 anos, diagnosticados com depressão grave. Eles foram divididos em dois grupos: um recebeu creatina diariamente e o outro, placebo.
.
Após oito semanas de acompanhamento, os resultados mostraram que o grupo que combinou creatina com a TCC teve uma redução mais significativa dos sintomas depressivos em comparação ao grupo que recebeu placebo. A melhora foi destacada pela redução de cinco pontos na escala PHQ-9, que mede a gravidade da depressão, com uma pontuação máxima de 27. Essa diminuição foi considerada pelos pesquisadores como “muito promissora”, dado o impacto positivo observado no tratamento.
.
A creatina, tradicionalmente estudada por seus benefícios no desempenho físico, tem ganhado atenção por seus efeitos potencialmente positivos na saúde mental. A pesquisa sugere que o suplemento poderia amplificar os efeitos da terapia cognitivo-comportamental, sem a necessidade de medicamentos antidepressivos.
.
Além dos benefícios no ganho de massa muscular e na performance física, estudos anteriores já apontaram os efeitos da creatina em doenças neurológicas e outras condições crônicas, o que mostra o interesse por suas possíveis aplicações no campo da saúde mental.

Fonte: noticias24hora.s

Nenhum comentário:

Postar um comentário