NL


"V1RN" INFORMAÇÃO COM IMPARCIALIDADE E CREDIBILIDADE 

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Picadas de aranhas são segunda causa de envenenamento no Brasil

 

O Brasil registrou 341.806 acidentes com animais peçonhentos ao longo de todo o ano de 2023 – sendo 43.933 ocasionados por aranhas. O número representa 12% do total. O Ministério da Saúde alerta que as aranhas respondem, atualmente, como o segundo maior causador de envenenamentos por animais peçonhentos no país, atrás apenas dos escorpiões.

Segundo o ministério, embora apenas três grupos de aranhas causem acidentes graves no Brasil (aranha-marrom ou aranha-violino, aranha-armadeira ou macaca e viúva-negra) todas fazem parte do convívio humano, seja dentro de casa, em quintais ou parques.

Em caso de acidente, as orientações são:
procurar atendimento médico imediatamente; fotografar ou informar ao profissional de saúde o máximo possível de características do animal, como tipo de animal, cor, tamanho; se possível e, caso tal ação não atrase a ida do paciente ao atendimento médico, lavar o local da picada com água e sabão; realizar compressas mornas, que podem ajudar a aliviar a dor.

Entre as medidas para prevenir acidentes com aranhas estão: manter jardins e quintais limpos; evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico, material de construção nas proximidades das casas; sacudir roupas e sapatos antes de usá-los.


Foto:Freepik via tvjornalsbt


Nenhum comentário:

Postar um comentário