NL


"V1RN" INFORMAÇÃO COM IMPARCIALIDADE E CREDIBILIDADE 

terça-feira, 16 de maio de 2023

PF encontra áudios e mensagens de aliados de Jair Bolsonaro com plano para dá golpe

 

A Polícia Federal encontrou áudios e mensagens de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro que atestam um plano de golpe de Estado após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no ano passado . Havia um planejamento para atacar o Supremo Tribunal Federal ( STF ), descredibilizar as urnas eletrônicas, fazer com que o Exército negasse o resultado do segundo pleito de 2022 e a prisão do ministro da Corte, Alexandre de Moraes.


As informações são do G1 dadas por investigadores da PF. O major reformado do Exército, Ailton Gonçalves Barros, preso pela corporação no dia 3 de maio durante a Operação Venire, o coronel Elcio Franco e um militar que não teve a identidade divulgada, formaram o plano.

Segundo os investigadores, as conversas “deixam evidente a articulação conduzida por Ailton Barros e outros militares, para materializar o plano de tentativa de golpe de Estado no Brasil, em decorrência da não aceitação do resultado da eleição presidencial ocorrida em 2022, visando manter no Poder o ex-Presidente da República Jair Bolsonaro e restringir o exercício do Poder Judiciário brasileiro, por meio da prisão do Ministro Alexandre de Moraes, do STF”.

A PF concluiu que se tratava de um plano golpista após analisar mensagens no celular de Barros. A corporação encontrou dois prints (capturas de tela) que se destacaram. Era uma conversa entre o major reformado e um contato chamado “PR 01”. As imagens foram enviadas a Mauro Cid, ex-ajudante de Jair Bolsonaro que também está preso desde o dia 3 de maio.

O primeiro print mostra que havia um plano para os organizadores dos atos de 7 de setembro de 2021 acamparem em Brasília, no dia 31 de março, data do golpe de estado que ocorreu 1964. A intenção era fazer com que os ministros do STF “saíssem de suas cadeiras”.

* 98fmnatal

Nenhum comentário:

Postar um comentário