NL


"V1RN" INFORMAÇÃO COM IMPARCIALIDADE E CREDIBILIDADE 

sábado, 13 de março de 2021

Vacinação no ritmo atual não vai frear a pandemia, alerta epidemiologista da USP

 

O atual ritmo de vacinação não vai ser capaz de conter o avanço da Covid-19 no território brasileiro. A avaliação é do epidemiologista e professor de medicina da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Lofufo. Para o especialista, o controle da doença será possível quando aproximadamente 70% da população for imunizada. Atualmente, menos de 5% dos moradores do país receberam doses dos antivirais.

"A vacina não vai frear porque nós não temos uma quantidade suficiente para isso", sentenciou o médico, durante live nas redes sociais do jornal O Tempo. "Nós temos que ter uma vacinação em uma proporção muito grande e uma velocidade rápida (para barrar a pandemia)", completou.

O epidemiologista ainda destacou que "o que funciona não é a vacina, mas a campanha de vacinação", ressaltando que é preciso, além de disponibilizar mais doses de imunizantes, aumentar a consciência coletiva sobre a importância do ato.

Por três dias consecutivos nesta semana, o Brasil registrou mais de duas mil mortes diárias em decorrência do novo coronavírus. Sem vacina suficiente, a solução para diminuir os  óbitos e casos, e evitar o colapso do sistema de saúde, é uma: o isolamento.

"Não há outra solução", assegurou Paulo Lotufo. "Mas existem pessoas que têm um culto à morte", lamentou sobre os negacionistas. Na live, o epidemiologista também falou sobre a eficácia da vacina com o surgimento de novas variantes do vírus, o maior número de internações entre os jovens, o fechamento do comércio e defendeu a volta às aulas presenciais. "Não existe coisa mais importante para nós do que as escolas", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário