NL


"V1RN" INFORMAÇÃO COM IMPARCIALIDADE E CREDIBILIDADE 

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

UFRN conquista 1ª colocação em transparência ativa

 

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conquistou o 1° lugar na avaliação de transparência ativa realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU). O levantamento analisou índices de 301 entidades e órgãos da Administração Pública Federal sobre a divulgação espontânea de informações de interesse geral da população.

A transparência ativa diz respeito à disponibilização de dados de interesse público pelas instituições, facilitando ao cidadão o acesso à informação e fazendo cumprir com a publicidade e transparência dos atos da administração pública. Nessa perspectiva, a UFRN foi avaliada em 49 critérios atingindo 100% de cumprimento.

O ouvidor da UFRN, Elias Jacob, explicou que vem sendo feito um trabalho conjunto entre a Ouvidoria, a Secretaria de Governança Institucional (SGI-UFRN) e a Superintendência de Informática (Sinfo-UFRN), de modo a garantir que todas as informações exigidas pela CGU estejam disponibilizadas.

“Estudamos as exigências normativas e aplicamos ao Portal de Acesso à Informação”, o ouvidor explicou que essa foi também foi uma das orientações da Auditoria Interna (Audin-UFRN). Além disso, para facilitar ainda mais o acesso, a Universidade está redesenhando a parte de design do portal, garantindo o cumprimento das exigências e melhorando o layout dos sites da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário