NL


"V1RN" INFORMAÇÃO COM IMPARCIALIDADE E CREDIBILIDADE 

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Em Riacho da Cruz, agricultor expande plantação com barragem subterrânea


O agricultor familiar Miguel Carlos Moura, do município de Riacho da Cruz, está expandindo a plantação de cana de açúcar e apostando na implantação de um engenho para produzir rapadura e ampliar a renda da família.
No Sítio Poço Verde, Miguel e o pai trabalham também com o plantio de diversas culturas como milho, feijão, batata doce, banana, melão e, na pecuária, mantém a criação de bovinos, caprinos e ovinos. Tudo que produzem é consumido pela família.
Por meio da assistência técnica do escritório local da Emater-RN e do Regional de Umarizal, a família teve uma barragem subterrânea implantada na propriedade e, desde o final do ano passado, o cultivo de cana de açúcar está crescendo.
De acordo com o técnico agrícola da Emater-RN, Victor Ramon Nunes, “a barragem subterrânea foi construída atrás de um açude, com a finalidade de armazenar água para ajudar no processo de irrigação e no melhoramento da produção. Dentro da barragem foi inserido um sifão, que retém a água atrás da lona e ajuda no processo de irrigação diretamente para as raízes das plantas, sem a evaporação de água”.
Para o agricultor Miguel Carlos, “a barragem ajudou no aumento da produção, na redução dos custos com o gasto de água e, consequente, aumentou a renda familiar”.
Após a implantação da barragem, a família, que em suas gerações antigas já haviam possuído um engenho, tiveram a ideia de restaurar e dar sequência ao trabalho de beneficiamento da cana de açúcar, produzindo a rapadura, um doce conhecido por todos os brasileiros. Em todos os processos o agricultor é assistido pela Emater-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário