NL


"V1RN" INFORMAÇÃO COM IMPARCIALIDADE E CREDIBILIDADE 

terça-feira, 7 de maio de 2019

Após Dia D, campanha de vacinação contra a gripe continua no RN


Na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, o Rio Grande do Norte já realizou uma cobertura vacinal de 47%. A porcentagem, que está prevista para aumentar, ampliou após a promoção do Dia D de vacinação no sábado (4). No final da sexta-feira (3), o dado da cobertura era de apenas 24%. O município que mais vacinou foi São José do Mipibu, com 81,98% de cobertura, Tibau, com 75,24% e São Fernando, com 74,19%.
Com a porcentagem, o RN é o primeiro, entre os estados do Nordeste em número de vacinação de acordo com sua população. “Os dados foram coletados na manhã desta segunda-feira e sabemos que os municípios ainda estão sendo inseridos as informações no sistema. Mas continuaremos com o trabalho consistente para alcançarmos nota meta”, explicou Alessandra Lucchesi, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap.
A campanha contra a influenza segue até o dia 31 de maio. É importante levar o cartão de vacinação e documento de identificação.
O público alvo da campanha é composto por: crianças na faixa etária de seis meses a menos de 6 anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); idosos a partir dos 60 anos; trabalhadores da saúde; professores de escolas públicas e privadas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; e funcionários do sistema prisional.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário