NL


"V1RN" INFORMAÇÃO COM IMPARCIALIDADE E CREDIBILIDADE 

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Central do Cidadão: sete mil carteiras de trabalho aguardam retirada


A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento essencial e obrigatório para todos os trabalhadores brasileiros que pretendem exercer alguma atividade formal. É na CTPS que fica registrado o histórico profissional, além de informações sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), férias, alterações de cargos e salários, entre outros.
Apesar de toda sua importância para o mercado de trabalho, muitas pessoas acabam não retornando aos postos de atendimento das Centrais do Cidadão para retirar o documento, situação que gerou um estoque de sete mil carteiras paradas, esperando a retirada pelo cidadão. Os documentos, que possuem ano de expedição entre 2000 a 2009, encontram-se nas Centrais do Cidadão e na Coordenação de Atendimento ao Cidadão (Codaci), localizada no prédio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).
Para retirar o documento, o cidadão deve comparecer na unidade da Central do Cidadão, onde foi solicitada a carteira, e apresentar documento de identificação com foto. É recomendável que, antes de comparecer às Centrais, seja solicitado informações sobre o local de busca à Codaci, por meio do e-mail codacisethas@rn.gov.br ou pelo telefone 98601-8009.
Segundo Júlio Acioly, gerente de atendimento da Codaci, as pessoas que não retiram sua carteira de trabalho encontram dificuldades para encontrar oportunidades legais em suas profissões, estando vulnerável à precarização do trabalho e a condições ilegais de ofício e de direitos. Além disso elas ficam impossibilitadas de solicitar o documento novamente. “As pessoas só podem começar a trabalhar com vínculo empregatício a partir do momento em que elas possuem a carteira de trabalho. Procurem as Centrais do Cidadão para buscar esse documento essencial para o trabalhador”, disse.
Aqueles que não possuem o documento podem procurar as Centrais do Cidadão em seis municípios: Natal (Unidades da Zona Norte e do Via Direta); Alexandria; Apodi; Ceará-Mirim; João Câmara e São José do Mipibu. Para fazer o documento, é necessária a presença do titular, portando RG, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento (original), CPF e comprovante de Residência. A CTPS pode ser feita por todos os brasileiros ou estrangeiros residentes acima dos 14 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário