NL


"V1RN" INFORMAÇÃO COM IMPARCIALIDADE E CREDIBILIDADE 

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Asteroide passará “perto” da Terra hoje; veja como acompanhar

 

Um asteroide de cerca de um quilômetro de largura irá passar “próximo” à Terra no começo da noite desta terça-feira (18). Espera-se que o sobrevoo ocorra às 18h50 (horário de Brasília).

Segundo a Nasa, agência especial norte-americana, o objeto, nomeado de 7482 (1994 PC1), deverá passar a quase dois milhões de quilômetros do planeta a uma velocidade de 76.192 km/h, o que o transformará no asteroide a passar mais próximo da Terra nos próximos dois séculos.

Isso não se converte em uma chance de colisão com o planeta, mas apenas na possibilidade de observá-lo.

Embora seja improvável que o 7482 (1994 PC1) seja visível a olho nu, astrônomos amadores com um pequeno telescópio devem ser capazes de localizá-lo, de acordo com o site EarthSky.com. Também é possível monitorar a trajetória do asteroide pelo portal “Eyes on Asteroids“, da Nasa.

Não será o maior asteroide que já passou pela Terra. Essa honra pertence ao 3122 Florence (1981 ET3), que voou e não colidiu com nosso planeta em 1 de setembro de 2017. Estima-se que este asteroide tenha entre 4 e 8,4 quilômetros de largura e faça outra passagem por aqui em 2 de setembro de 2057.

São entendidos como objetos próximos da Terra, asteroides e cometas com órbitas que os colocam a 48 milhões de quilômetros do nosso planeta.

Detectar a ameaça de objetos próximos da Terra, que podem causar danos graves, é o foco principal da Nasa e de outras organizações espaciais em todo o mundo.

*Com informações de Katie Hunt, da CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário