NL


"V1RN" INFORMAÇÃO COM IMPARCIALIDADE E CREDIBILIDADE 

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Congresso se ilumina de azul em novembro em apoio à campanha contra câncer de próstata


O prédio do Congresso Nacional estará iluminado de azul neste mês, em apoio ao movimento Novembro Azul, de conscientização, prevenção e combate ao câncer de próstata. A Câmara também realiza neste mês campanha interna sobre a doença. O câncer de próstata é segundo mais frequente entre homens, depois apenas do câncer de pele.
Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre o assunto. Segundo o Ministério da Saúde, as estimativas apontam mais de 68 mil novos casos em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.
A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino que produz parte do sêmen. Ela pesa cerca de 20 gramas e se localiza na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto, envolvendo a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Por isso, é importante fazer os exames de prevenção – exame de sangue (PSA) e toque retal. Na fase avançada, apresenta dor nos ossos; dor ao urinar; necessidade frequente de urinar e presença de sangue na urina ou no sêmen.
Entre as medidas de prevenção estão o consumo de frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais; a redução do consumo de gorduras, principalmente as de origem animal; a prática de, pelo menos 30 minutos, de atividade física diariamente; a manutenção do peso adequado à altura; a redução do consumo de álcool; e não fumar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário