"V1RN" INFORMAÇÃO COM IMPARCIALIDADE E CREDIBILIDADE 

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Consumidores esperam inflação de 9,8% em 12 meses a partir de agosto

infla
A mediana da inflação esperada pelos consumidores nos próximos 12 meses ficou em 9,8% em agosto, de acordo com o Indicador de Expectativas Inflacionárias dos Consumidores. O resultado é levemente inferior ao dado de julho, de 10,0%, mas confirma a trajetória de queda do indicador no curto prazo depois de atingir a máxima histórica de 11,4% em fevereiro deste ano, avaliou a Fundação Getulio Vargas (FGV).
´A queda de 14% na expectativa de inflação dos consumidores em relação à máxima do ano, de 11,4%, reflete um alívio e uma preocupação. Alívio, pois a trajetória de aumento de expectativas de inflação do consumidor iniciada em 2015 reverteu-se. Preocupação, porque a queda mostra-se lenta, reflexo da resiliência apresentada no índice de inflação oficial´, afirmou o economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV) Pedro Costa Ferreira em nota à imprensa.
Em agosto, a maior queda no indicador ocorreu entre os consumidores com renda familiar até R$ 2.100,00: a expectativa para inflação caiu 0,4 ponto porcentual para 10,4% nos próximos 12 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário